quarta-feira, 18 de março de 2009

Dicas para uma lista de casamento funcional


Olá, noivinhas!

Tudo bem com vocês?

Espero que sim, comigo está tudo ótimo.

Bem, a pedido da Gabi, hoje vou postar dicas para fazer a lista de casamento. Vamos a elas:

- Entre as opções do mercado (Americanas, Camicado, Fast Shop, H. Stern Home, Magazine Luiza, Pernambucanas, Ponto Frio, Preçolândia, Roberto Simões Casa, Submarino, entre outras), procure conhecer melhor os produtos para ver com os quais mais se identifica.
- Você pode sim colocar lista em mais de uma loja. Sabe aquele ditado "um é pouco, dois é bom, três é demais"? Pois é, se aplica a esse tópico.
- Na hora de escolher os itens, o ideal é vê-los pessoalmente para conferir tamanho e acabamento. Se puder levar a mãe ou alguém com mais prática no assunto, melhor. O noivo também tem presença obrigatória (ele precisa se familiarizar com esses itens tanto quanto você. Mostre desde já! hehehe).
- Se você for acompanhar o andamento da lista de perto (na maioria, dá para ver o status no site), você pode escolher (por exemplo) duas cafeteiras que tenha gostado e assim que uma delas for comprada, você tira a outra da lista. Assim dá mais opções para o convidado e você não precisa ficar quebrando a cabeça para escolher uma só na hora de fazer a lista. Deixe um pouquinho por conta da surpresa. É bacana.
- Evite colocar itens muito baratos. Ninguém vai comprar uma peneira para dar de presente de casamento. Deixe para pedir esses apetrechos no chá de cozinha ou para comprar depois.
- Verifique o prazo (e as garantias) de entrega, o sistema de trocas e as vantagens de fazer a lista em cada loja. É costume dar um percentual da venda em crédito para novas compras. Saiba de quanto.
- A lista precisa estar pronta antes da entrega dos convites. Muitas pessoas gostam de comprar o presente o quanto antes para ter mais opções. O cartãozinho da loja pode ser anexado ao convite com um clips pequenininho, delicado. Se quiser, pode mandar fazer um cartãozinho que combine com o convite.
- Aqueles noivos que já moram juntos antes do casamento podem fazer uma lista parra arrecadar dinheiro ou cotas de lua de mel. Para ser mais simpático e elegante, procure locais especializados nisso. Não é legal colocar os dados para depósito no convite de casamento...



Exemplo de lista de casamento funcional:


Sugestão de presentes para padrinhos: aparelho de jantar, aparelho de som, faqueiro para ocasiões especiais, fogão, geladeira, máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça, televisão, etc.

Cama e Banho: cesto para colocar roupa, cobertor, edredon, 2 jogos de cama, 2 jogos de toalhas, tábua de passar roupa, tapetes.

Enfeites: abajur, bomboniére, castiçal, centro de mesa, cristais, espelhos, fruteira, relógio de parede, porta retrato, tapetes, vasos.

Eletrodomésticos: aspirador de pó, batedeira, cafeteira/máquina de café expresso, centrífuga/mixer, circulador de ar/ventilador, churrasqueira elétrica, DVD player, espremedor de frutas, ferro de passar, forno de microondas, liquidificador, miniforno elétrico (esse é muito útil, mesmo!), multiprocessador, torradeira.

Mesa: açucareiro, aparelho de fondue, balde para champanhe, balde para gelo, bandeja, bules, chaleira, copos para licor, copos para o dia-a-dia, copos para cerveja, copos de whisky, conjunto bolo/torta, faqueiro para uso diário, jarra para água/suco, jogo de café, jogo de chá para uso diário, jogo de chá para ocasiões especiais, jogo de jantar para o dia-a-dia, molheira, jogo de salada, petisqueira, porta copos, jogo de sobremesa, travessas para o dia-a-dia, jogo de taças para sorvete, taças para champanhe e taças para vinho.

Utensílios de cozinha: assadeiras (redonda, retangular, grande, pequena – especifique), conjunto de facas de cozinha, frigideira, formas, garrafa térmica, jogo de panelas, jogo de travessas de cerâmica, panela de pressão, travessas refratárias.

Quando receber os presentes, agradeça!!!

E meninas, o mais importante: não se estressem com esse item. É uma das melhores partes... Além de ganhar os presentes que você realmente queria, você pode alterar a lista sempre e quantas vezes quiser.

Beijo grande e comentem!!!


Mari


36 comentários:

  1. Nao acho que colocar o cartaozinho no convite fica delicado. Aliás, sempre ví os experts dizendo que isso é feio. Eu me sentiria constrangida em receber um convite já com a lista anexada. Acho que o interesse pelo presente, assim como o que dar, deve partir do convidado. Massss, é só a minha opiniao.
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas se torna complicado ate para quem vai presentear se ele nao sabe o que deram para os noivos podendo dar presente repetido e nao servir. E hoje sao os convidados que perguntam onde esta a lista e simples e logico.

      Excluir
  2. Olá! Ótima a sugestão das listas! Atualmente, os convidados ficam até gratos quando sabem que tem lista em loja de presentes, facilita demais! Principalmente porque não se corre o risco de presentear em duplicidade.... foi o tempo!Nada como acertar no presente que se dá! Continue com suas dicas!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas da lista.
    E gosto da idéia de colocar o cartãozinho indicando as lojas com a lista de presentes do casamento.
    É que quando sou convidada pra um casamento e encontro esse cartãozinho junto ao convite eu adoro. Acho que facilita a vida do convidado que quer presentear os noivos com algo que eles certamente gostarão muito de ter.

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas da lista!!! Estava igual "cego em tiroteio", pensando em como iria montar minha lista, ajudou demais, valeu!

    Qto a colocar o cartãozinho... não acho nada demais. Sempre tem uns frescos, "especialistas em etiqueta" que dizem que isso é indelicado... tem uns que tbm dizem que passar a gravata no casamento é indelicado... daqui a pouco até fazer a festa de casamento é indelicado... ;-(

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Meninas, obrigada pelos comentários!
    Continuem de olho no blog!

    Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir
  6. adorei as dicas.
    grande bjo

    ResponderExcluir
  7. Ola...
    Concordo com a Priscila em genero, numero e grau...

    Bjs
    Peqna Noivinha Feliz

    ResponderExcluir
  8. Eu acho horroroso esse lance de cartãozinho anexo ao convite..
    Parece que vc está dizendo: Se quiser ir ao casamento me presenteie...
    Enfim.. quem quer presentear vai perguntar a vc onde colocou a lista..
    Mas é minha opinião...

    ResponderExcluir
  9. Meninas, obrigada por colocarem suas opiniões.

    Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir
  10. AMEIIIIIII
    Caso em Dezembro no civil,fiquei c medo de fazer cha de panela por esse motivo,resolvi q no mesmo dia reuniremos a familia e amigos e fazemos uma coisas so...Quero saber se fica feio enviar convite ja indicando o presente???
    ME AJUDA....

    Agraço

    ResponderExcluir
  11. A lista ajuda muito para a noiva quanto para os convidados que muitas vezes não tem ideia de que presente dar. E tambem ajuda a nao repetir ou faltar itens...Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  12. ameeeeiiiiiiii!!!!!!!
    eu não vou me casar agora mais estava pensando como ia fazer a lista e esse site me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  13. oii tenho 17 amos e vou me casar ano que vem..
    pode ter certeza que essas digas fizeram uma GRAAANDEE diferençaa..
    vlww
    bjO!

    ResponderExcluir
  14. VOU ME CASAR EM MARÇO DE 2010,JÁ TENHO A CASA MONTADA,GOSTARIA DE SUGESTÃO DE COMO DIZER QUE GOSTARIA DE GANHAR DINHEIRO AO INVÉS DE PRESENTES PARA CASA.
    OBRIGADA DESDE DE JÁ.

    ADRIANA/NF

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostaria de saber sobre como passar a gravata do noivo.
    Ouvi dizer também que algumas noivas passam o sapato enquanto o noivo passa a gravata. Como funciona isso?
    Obrigada!
    Jô.

    ResponderExcluir
  16. Ola
    Ja moramos juntos e vamos casar, como posso pedir dinheiro , ao invés de presentes junto com o convite e não ficar deselegante ,onde receber o dinheiro tbm , na hr da festa ???
    pode me mandar resposta pelo meu email :
    andreiavt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. também solicito sugestão de como arrecadar dinheiro ao inves de presentes, sem ser deselegante, ou como utilizar cotas de móveis mais caros que irei comprar antes do casamento, mrpierin@bol.com.br
    obrigado

    ResponderExcluir
  18. muito legal esse seu modelo. Tem alguns outros sites que mostram Lista de casamento pronta e que ajudam bastante as pessoas que vão casar.

    ResponderExcluir
  19. Simplesmente adorei!!! Rsss... Estava em dúvida sobre o que colocar na lista, mais ou menos foi isso que eu coloquei, mas estava em dúvida.

    Muito obrigada!!!

    Bjux!!!!

    ResponderExcluir
  20. nossa isso ta me ajudando muitao...
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  21. Achei muito interessante essas dicas.Ajudou a clarear minhas idéias.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  22. Olá amei as dicas, não acho que indicar onde está a lista de presentes seja feio, afinal ninguém quer receber presentes repetidos. E outra facilita a vida dos convidados. bjão

    ResponderExcluir
  23. Noivas, quando forem escolher um local para colocar sua lista de casamento, NAO coloquem de forma alguma na AMERICANAS.COM!
    Estou tendo muitos problemas com essa empresa que trata o cliente como lixo!
    Estou tentando fazer a minha lista (incluir o itens) a 3 semanas e nao consigo. Dizem que o sistema esta com problemas e que nao ha previsao! Estou desesperada pq caso daqui a um mes e nao tenho soluçao, ja havia informado a todos os convidados, inclusive no convite. Por favor nao cometam o mesmo erro que eu!

    ResponderExcluir
  24. Ola....otimo agora ja tenho mas algumas dicas de uma boa listae casamento,nao acho deelegante e nem me sentiria desconfortavel em anexara lista de presentes no convite,afinalll qual q a pessoa que nao sabe que ao ir em um casamento tem que se presentiar aos noivos? Entao fica sim mas facil e menos indlelicado sabermos aonde e oq dar do que ter o trabalho de falar com os noivos e peruntar oq querem ou aonde esta a listaa...estas coisas de anexo no convite e tudo mas foram inventadas para facilitar a vida dos noivos entaooo sou a favor de anexarrr rsss.....obrigada pelas dicass

    ResponderExcluir
  25. Eu gostei das dicas de como preparar uma lista de casamento...afinal é sempre difícil saber o que pedir : / eu caso daqui a um ano,mas não quero correr o risco de esquecer algo. Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  26. Adorei as dicas. Mas confesso que ainda não sei onde colocar.
    Bjsss
    noivaparacasar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. nossa vc mim ajudou bastante estava no sufoco, sem saber por onde começar a fazer a minha lista de casamento, amei as sugestões obrigada mesmo..

    ResponderExcluir
  28. Não me estressar?!!! Já me estressei com essa história de fazer lista.
    Hoje em dia temos muitas opções de lojas oferecendo lista de presentes, mas acho que o problema maior é que ficamos atreladas a uma ou duas lojas e depois, se precisarmos trocar algo ficamos limitadas.
    Estou a procura de alternativas para não sofrer com algo do tipo após o casamento. Se alguém tiver alguma sugestão, agradeceria!!
    Bjus.

    ResponderExcluir
  29. vou me casar em julhor acho que fica bacana sim coloca ha lista de presentes nao em 1 loja so e sim em tipo 2 3 ate 4 loja fica mais facil e mais bacana do conidado sabe onde fimais mais perto e mais facil mais isso e so minha opiniao ok bjinhos galerinha bacana

    ResponderExcluir
  30. São dicas ótimas.
    Facilita para ambos os lados, e cada um da o presente de acordo com o seu bolso.
    O que é indelicado, são alguns conhecidos dos noivos que ficam dando indiretas do tipo " não esqueça o meu convite" " Hum, tenho casamento para ir ", cabe a cada ser desse, realmente ter certeza que será convidado e não ficar se convidando, pois mesmo que os noivos queram convidar algumas pessoas, o bolso dos noivos pode não permitir.

    ResponderExcluir
  31. Sempre que vou a um casamento gosto quando tem a lista,para ver o que os noivos estão precisando, não necessariamente compro na loja que colocarão a lista, mas sempre deixo o papel de troca "caso o casal queira". Ate porque se não tiver lista como saber o que o casal precisa.
    O ultimo casamento que fui a noiva não precisava de eletrodomestico e a lista me ajudou muito, pois minha opção de presente era um microondas. acabei presenteando com ao que eles realmente estavão precisando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Bom dia,

    O que seria este item: costume dar um percentual da venda em crédito para novas compras. Saiba de quanto.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  33. Adorei a dica. Vou casar em junho de 2013 e não tinha idéia da lista de casamento. Obrigada.

    ResponderExcluir
  34. Adorei as dicas muito interessante.

    ResponderExcluir